Inclusão é tema de palestra na Universidade

Conhecimento, Pedagogia, Professor

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou uma palestra sobre o tema “Tenho um aluno surdo, e agora?”, ministrada pela Profa. Dra. Mariana Campos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Ela ministrou a palestra em libras, como ela é surda e falante da língua de sinais como primeira língua, eu trabalhei como tradutora intérprete e fiz a voz dela”, explica a Profa. Viviane Galvão, que é professora de Libras no Departamento de Pedagogia da Universidade e organizadora do evento.

Ela também contou porque é importante abordar este assunto. “Este tema é muito relevante porque, hoje, se tem falado muito sobre as escolas inclusivas, mas precisa haver a formação dos professores para receber esses alunos, para compreender quais são as singularidades, quais são as peculiaridades na aprendizagem”, disse ela.

Há três anos a UNITAU celebra o Setembro Azul, mês que comemora as conquistas da comunidade surda e promove o debate sobre inclusão dentro da Universidade.

Gabriela Migoto