CDPH recebe exposição sobre Jeca Tatu

Acontece, Comunidade, Conhecimento, Cultura, Destaque, Eventos, História

O Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, do dia 18 de abril ao dia 18 de maio, a exposição Jecatotal, que vai exibir a trajetória do Jeca Tatu, personagem dos livros de Monteiro Lobato.

O Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, coordenador do CDPH, ressalta que a exposição é de grande importância para relembrar o legado de Monteiro Lobato. “Devemos comemorar essa herança intelectual deixada, pois a personagem Jeca Tatu era muito relevante socialmente no interior, principalmente durante as décadas de 1920 e 1930, por conta das imigrações e do êxodo rural”, destaca o docente.

A mostra é realizada em parceira com o Instituto de Estudos Monteiro Lobato, que tem convênio com a UNITAU, e a agência de design Magno Studio, e traz mais de trinta obras do autor taubateano, incluindo uma edição centenária do Livro Urupês, primeiro livro publicado por Lobato. Além disso, as três fases do personagem Jeca Tatu vão ser destacadas durante a exibição: as críticas às classes políticas e intelectuais, o apoio ao movimento sanitarista e a luta rural por terras.

A abertura da exposição será realizada no dia 18, a partir das 17h, no Solar da Viscondessa, que fica na Rua XV de Novembro, 996, Centro. Mais informações, pelo telefone 3631-1599.

Felipe Rodrigues

*Foto: Vivian Ferraz