Estudantes de Medicina incentivam doação de órgãos

Acontece, Aluno, Comunidade, Destaque, Eventos, Medicina, Saúde

No último domingo, 20, os estudantes de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) membros da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) Brasil estiveram no Taubaté Shopping para realizar a Segunda Campanha de Doação de Órgãos. Os alunos conscientizaram as pessoas e confeccionaram carteirinhas para a doação.

O evento surgiu a partir da necessidade de abordar esse tema com a população. “Isso é muito importante, tendo em vista o grande número de pessoas que aguardam um transplante e a grande quantidade de mitos e dúvidas que giram em torno da doação de órgãos”, ressalta Isabella Queiroz, do 5° período de Medicina.

A estudante explica que, para doar órgãos, é necessário que a família do doador autorize legalmente, portanto, é fundamental que exista esse diálogo entre os familiares. “As pessoas precisam mostrar o interesse ainda em vida para que a doação seja possível”, enfatiza.

Por essa razão, os alunos confeccionaram carteirinhas de identificação que mostram a vontade de doar. “Sabemos que a morte ainda é um tema difícil, por isso, fizemos as carteirinhas. Assim, quando encontrarem a carteirinha, os familiares podem reconhecer e realizar o desejo de seu ente querido”, aponta Isabella.

Durante a campanha, os estudantes conseguiram fazer cerca de 100 carteirinhas de doador.

Marina Lima

Foto: Arquivo pessoal