Estudantes de Biologia levam orientações sobre parasitas para escolas

Acontece, Aluno, Comunidade

Os alunos de bacharelado e licenciatura em Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão levando orientações sobre saúde intestinal a crianças de escolas municipais em Taubaté. A atividade faz parte do projeto de extensão Prevenindo Parasitoses e que atua nas escolas municipais de Taubaté, por meio de um convênio com a Prefeitura.

O primeiro local atendido foi à Escola Municipal José Dirceu de Castro Carneiro, na qual os acadêmicos estão abordando o tema com mecanismos e maneiras para que as crianças consigam entender e minimizar as parasitoses.

Por meio de formas lúdicas, os estudantes estão trabalhando a importância no tratamento prévio do consumo de água, na higiene dos alimentos e das mãos, além do cuidado sobre os parasitas que existem ao contato com o solo.

A coordenadora do projeto é a Profa. Ma. Francine Alves da Silva Coelho e a equipe é formada por cinco estagiários que ficam três dias na Universidade e dois dias na escola, com uma carga de 20h semanais.

“Nós sempre tentamos focar na questão da criança, explicar para mãe e para o pai, e ir adquirindo bons hábitos. A nossa intenção é reduzir o número de parasitoses”, frisa Francine.

Luis Felipe de Souza Salvador, aluno do 5º semestre, vê o projeto como uma oportunidade essencial de preservar a saúde nas escolas. “O projeto é alto muito importante, pois você não está simplesmente ensinando uma criança, você esta a protegendo”, destaca.

Maurílio Donizete