Projeto Reciclando ideias leva conhecimento ambiental às escolas

Acontece, Aluno, Comunidade

Conscientização ambiental unida à brincadeira. Assim, surgiu o Reciclando ideias, um projeto sobre meio ambiente idealizado por alunos do 9° semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Taubaté (UNITAU). A atividade integra a parceria da UNITAU com a Prefeitura de Taubaté para ações nas escolas da rede municipal.

Para desenvolver a ideia, os estudantes se reúnem todas as sextas-feiras com o orientador do projeto Prof. Dr. Ademir Morelli e planejam as atividades a serem realizadas nas escolas. “Nós pensamos na dinâmica e fazemos um plano de aula para que a execução seja possível”, conta João Marcos, estudante e participante do projeto.

Na terça-feira, 22, o grupo levou à Escola Municipal Integral de Ensino Fundamental Marta Miranda Del Rei o “Jogo do meio ambiente”, uma competição entre duas equipes com o objetivo de levantar questões importantes como a separação do lixo e consumo consciente. “A gente trabalha desde o mais básico, como não jogar lixo no chão, até separar em orgânico e reciclável”, relata João. Além disso, os alunos terão a oportunidade de montar uma horta e aprender mais sobre alimentação orgânica.

O público infantil foi escolhido porque “é por meio das crianças que a consciência ambiental pode crescer”, segundo o aluno. A atividade contribuiu para que a professora Fernanda Monteiro, que atua na Escola Marta Miranda Del Rei, de levar educação ambiental aos seus alunos. “Na terça-feira, os estagiários vêm, aplicam a atividade, e, nos outros dias, eu dou continuidade ao tema nas aulas”, explica Fernanda.

As visitas geram resultado, pois as crianças demonstram seus novos conhecimentos ambientais a cada dia.  “Eu aprendi sobre composteira e lixo orgânico”, conta Gabriel Antônio, de 10 anos. E William Gabriel, de 9 anos, concorda: “Eu adoro as brincadeiras porque a gente aprende brincando”.

Marina Lima