A semana de provas chegou. E agora?

Acontece, Aluno, Destaque, Provas

Se você só entendeu agora que a greve, na verdade, foi um sinal divino para colocar sua vida acadêmica em dia, temos uma coisa para dizer: corre porque as provas começam hoje!  Mas calma! Vamos te mostrar como sobreviver a essa semana de provas e se livrar o famoso exame. São quatro dicas para focar nos estudos e conseguir sair de férias mais cedo.

Dica 1: Escreva! Mas escreva a mão, não digite!

Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro “Faça Seu Cérebro Trabalhar por Você” (Editora Gente) explica que “quando escrevemos ativamos a memória sensorial e motora que registra os momentos feitos pelas mãos”.  Podemos dizer que quando lemos podemos perder a concentração, – quantas vezes você leu algo, e assim que acabou de ler não lembra do que falava? – mas quando escreve entende o assunto e assim é mais fácil manter na cabeça.

Dica 2: Resuma!

Ah, mas eu não sei fazer resumo. Ah, meus resumos são a matéria inteira. 

Para fazer um resumo bem feito é necessário ser direto e sucinto, e focar nos pontos principais da matéria, assim você não perde tempo resumindo um monte de coisas que não vai nem cair na prova.

Mas para isso tem que prestar atenção na aula, para saber o contexto né!?

Dica 3: Respeite seu tempo

Ninguém melhor que você para dizer qual horário você rende mais. Se você se acha mais eficiente na parte da manhã, estude as matérias mais difíceis nesse horário. É importante também manter pequenos intervalos para não fritar o cérebro.

Dica 4: Organize-se

Planejar o que você vai estudar durante aquele período é essencial. Saber qual matéria e dividir o tempo entre os estudos e outras atividades é importante. Assim, você consegue estudar tranquilo sem deixar de dormir, ou ir à academia etc.

Agora é keep calm and focus on studies!

Raíssa Zito
PRE/UNITAU