Projeto ensina Matemática, Física e Ciências com experiências e brincadeiras

Acontece, Aluno, Conhecimento, Destaque, Institucional

Brincar e aprender! Não há melhor combinação para uma criança. E este é o principal objetivo do projeto “B.E.A.B.A. das Ciências”. O acróstico B.E.A.B.A. representa Brincar, Elaborar, Adquirir, Buscar e Aprender. O projeto, formado por alunos e professores da Universidade de Taubaté (UNITAU), é aplicado na rede municipal de ensino integral do município por meio de convênio entre a Prefeitura de Taubaté e a UNITAU.

O “B.E.A.B.A. das Ciências” é formado por seis bolsistas, sendo três de Matemática, um de Física, um de Letras e um de Pedagogia. Essa equipe multidisciplinar trabalha com crianças de quatro e cinco anos. Atualmente, a atividade acontece na Creche municipal EMEI Profa Gilda Maria Bastos Abud, no bairro São Gonçalo 2 e atende 120 crianças.

“Eu sei que quero atuar na educação e com este projeto descobri que também gosto de trabalhar com crianças. Outra contribuição foi na área acadêmica. Decidi fazer, depois de participar do ‘B.E.A.B.A. das Ciências’, uma complementação em Pedagogia para poder trabalhar com todas as idades” disse Mábile Otto, do 5º período de Matemática.

As coordenadoras do projeto são as Profa. Ma. Ana Clara da Mota e Profa. Ma. Amanda Romão, do Instituto Básico de Exatas, da UNITAU. O “B.E.A.B.A das Ciências” faz parte dos 19 projetos pedagógicos de extensão aplicados na rede municipal de ensino integral do município por meio dos convênios celebrados entre a Prefeitura de Taubaté e a UNITAU. São 9 projetos no Ensino Fundamental e 10 no Ensino Infantil, que atendem cerca de 2.700 alunos.

Bruno Monteiro

PREX/UNITAU