Professor do curso de Odontologia participa de congresso na Escócia

Conhecimento, Destaque, Internacionalização, Odontologia, Oportunidade, Pesquisa, Pós-graduação, Professor

Sempre dedicando-se à pesquisa, desde a época da graduação, o Prof. Dr. Luís Felipe Carvalho, da pós-graduação em Odontologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), foi selecionado para ministrar uma palestra no Congresso Spec 2018, que ocorreu em Glasgow, na Escócia.

O Congresso ocorre a cada dois anos e em países diferentes. O evento reúne profissionais e acadêmicos para desenvolver técnicas de espectroscopia para diagnóstico, utilizada na área médica odontológica. “É um congresso bem focado na minha linha de pesquisa; em 2016, foi no Canadá, e, em 2020, será na Califórnia, nos Estados Unidos”, explica o professor.

Foto: Giovana Madureira

O primeiro contato do professor com o Congresso foi em 2010, em Manchester, na Inglaterra, quando era aluno do doutorado Desde então, passou a fazer parte da comunidade científica, sendo um dos palestrantes selecionados para falar sobre a utilização das técnicas de espectroscopia para diagnóstico de doenças bucais, como câncer bucal.

Para Luís Felipe, a internacionalização da Universidade é importante em diferentes aspectos. “O primeiro é que a gente aprende muito com quem está lá fora, há profissionais extremamente capacitados no Brasil e a internacionalização faz com que nos tornemos mais conhecidos na comunidade científica internacional. Em segundo, quando um grupo de professores se interligam, a gente consegue fazer um intercâmbio de alunos e acaba vinculando a Universidade de Taubaté com outras universidades, e tudo isso acaba somando na formação do aluno também”.

Representar a Pós-Graduação da UNITAU no exterior foi muito gratificante para o professor. “É uma satisfação mostrar resultados em uma apresentação oral e é um desafio porque você está apresentando em outro idioma, na língua inglesa, que não é fácil. Muitos querem apresentar de forma oral, só que poucos são selecionados, então isso é mais gratificante ainda, além de mostrar a força da nossa pós-graduação no cenário internacional”.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU