Aleitamento materno é tema de roda de conversa

Acontece, Comunidade, Conhecimento, Destaque, Enfermagem, Nutrição

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada na primeira semana de Agosto, e para celebrar a data o Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté (UNITAU) organizou uma roda de conversa sobre o tema no Campus do Bom Conselho. As atividades da Semana contaram com a participação do grupo Do ventre ao peito, da MamaMátria, da Casa da Criança e do Banco de Leite Humano.

O evento foi aberto ao público e contou com acadêmicos da UNITAU e mulheres gestantes e que estão em fase de amamentação. “A ideia é falar sobre o aleitamento materno trocando experiência, cada pessoa vem com uma história, com uma bagagem e troca informações”, explica a Profa. Me. Ana Cláudia Lima Lara, do Departamento de Enfermagem.

Além da roda de conversa, uma atração foi o Yoga Itinerante, que tinha como objetivo conectar a mãe com a respiração do bebê. “É uma prática de respiração que chamamos de Pranayama, uma condução da respiração simples. Quando as mães amamentam, o bebê fica em contato com a mãe, pele a pele, e ela percebe que, através da respiração, ela pode passar a calma, a tranquilidade, uma vitalidade para a criança”, esclarece a mestre de Yoga Jagdeep Kaur.

A estudante Paula Delizandra aprovou o evento. “Essa roda de conversa foi bem bacana, porque pudemos ver  como orientar a mãe no pré-natal, depois que a mãe já teve o bebê e como cuidar da mama. Todas as orientações só vieram a agregar no que faremos no dia a dia e a gente vai poder cuidar melhor dessa mãe e desse bebê”, relata.

Julia Carvalho

ACOM / UNITAU