Coordenador de comitê de ética participa de encontro da área

Acontece, Conhecimento, Destaque, Pesquisa

O Prof. Dr. José Roberto Cortelli, coordenador do Comitê de ética em Pesquisa Humana da Universidade de Taubaté (UNITAU) participou, na última semana, de um encontro da área em Ribeirão Preto, em São Paulo.

Organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), o evento reuniu os comitês do Estado de São Paulo. No país, são cerca de 800 comitês de ética.

Criado em 1996 e aprovado em 1999, o Comitê de ética em Pesquisa Humana da Universidade é um dos mais atuantes no país. “Quando o comitê é pequeno, ele avalia por volta de 50 projetos a cada triênio, ou seja, a cada três anos. O nosso comitê tem avaliado por ano, de 400 a 500 projetos. Com certeza somos um dos que mais avalia projetos no Brasil. O comitê é bem atuante”, afirma o Prof. Dr. Cortelli.

Por conta da demanda de trabalho, o comitê passará por reformulação. “Queremos adicionar mais membros e mudar a estrutura física”, comenta Cortelli.

Sobre a função do Comitê de Ética, o professor ressalta. “A função básica é avaliar como o pesquisador está protegendo esse participante, quais são os riscos que uma pessoa tem em participar de uma pesquisa e quais são os benefícios. Nós do comitê avaliamos o quanto esse participante está protegido e o quanto o pesquisador está prevendo os riscos”, finaliza.

Foto: Arquivo pessoal