Empreendedorismo e indústria 4.0 são temas de palestra de abertura do CICTED

Acadêmico, Acontece, Aluno, CICTED, Comunidade, Conhecimento, Destaque, Educação, Institucional, Pesquisa

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), organizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), deu início às atividades nesta quarta-feira, 19. A palestra de abertura foi ministrada por Ciro Bondesan, ex-professor da Universidade e um dos engenheiros pioneiros a atuar na Embraer.

“Nesse século existem quatro palavras: empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e meio ambiente. O resto são palavras do século passado. Quem conseguiu enxergar isso em 1970, hoje é multinacional. Temos exemplos como a Embraer, a Ambev e a Natura, que são expoentes em nosso país e enxergaram isso lá atrás. Precisamos pensar em soluções em cima dessas palavras”, comenta.

O CICTED terá programação variada voltada para as três áreas do conhecimento. Na quarta-feira, as atividades tiveram como foco a área de Exatas. Na quinta-feira, 20, serão apresentados painéis e palestras da área de Biociências. Na sexta-feira, 21, os trabalhos são da área de Humanas e no sábado as atividades são voltadas para a pós-graduação.

“A ciência salva vidas, melhora a qualidade de vida, gera empregos e forma cidadãos com senso crítico. Neste evento, teremos 18 palestras, 18 mesas redondas, 4 simpósios e três oficinas. São mais de 1300 trabalhos, sendo 200 pesquisas de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Na graduação, são quase 700 trabalhos e a pós-graduação apresentará 160 painéis. A relação com a comunidade está mais próxima também neste evento. Teremos 100 trabalhos no seminário de Extensão”, elenca a Profa. Dra. Sheila Cavalva Cortelli, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNITAU.

“Organizarmos o maior congresso científico da região faz parte de nosso papel como Universidade. Me recordo de fazer parte da equipe que organizou o segundo encontro de Iniciação Científica, e ver que hoje ele se transformou no CICTED é gratificante. Essa é nossa responsabilidade como Universidade: produzir conhecimento e compartilhá-lo com a comunidade” afirma a Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, Reitora da UNITAU.

O CICTED acontece no Campus da JUTA, localizado na Rua Daniel Danelli, s/n. A programação completa pode ser acessada aqui.