Nota oficial – Em defesa da democracia e da pluralidade de ideias

Comunidade, Destaque, Educação, Gestão, Institucional

A Universidade de Taubaté sempre defendeu, ao longo de sua história, a democracia plena, o diálogo, a liberdade de expressão e de pensamento, além do respeito às instituições e ao convívio harmonioso na sociedade.

Isso está em nossa raiz.

A palavra “universidade” vem do latim, “universitas”, que significa universalidade, isto é, o todo. Por tradição, uma universidade é um espaço em que os mais diferentes saberes se unem para formar muito mais que profissionais: formam-se cidadãos, pessoas que irão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

Em um ambiente universitário, a diversidade e a pluralidade de ideias e opiniões são características desse todo. Junto a elas, o respeito é um dos pilares que permeia todas as nossas relações, não só dentro da comunidade acadêmica, mas também com as instituições e a comunidade. Frente a isso, a não-violência, o respeito à opinião contrária e a tolerância nos servem, sempre, de Norte.

Frente a esse ambiente volátil por que atravessa o país, mais do que nunca a Universidade de Taubaté será fiel à sua história.