Enfermagem UNITAU: há 40 anos era criado o curso pioneiro na região

Acadêmico, Acontece, Destaque, Enfermagem, Ex-aluno, Somos UNITAU

O curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) completou 40 anos em 2018. Para comemorar a data, o Departamento organizou uma série de atividades especiais.

Criado em 1978, foi o primeiro curso de Enfermagem do Vale do Paraíba. Na época, tinha duração de três anos e era oferecido em período integral. A primeira turma teve início com 80 alunos.

A relação com a comunidade sempre foi um ponto forte da Enfermagem UNITAU. Prova disso é que o curso foi um dos primeiros da Instituição a ter projetos de extensão universitária.

Além disso, ao longo desses 40 anos, os alunos participaram de momentos importantes do país, como o movimento das “Diretas Já!” no Vale do Anhangabaú, em 1988, e na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Sem falar na assistência aos romeiros durante a vinda de dois Papas ao Brasil. “Nós, da primeira turma, fizemos encontros, seminários, jornadas, a partir da nossa iniciativa mesmo, somente com a orientação dos professores para fazer o curso ser reconhecido”, disse a ex-aluna Patrícia Rosa, atual coordenadora do centro de prática multidisciplinar da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

 

Enfermagem 40 anos

 

No evento que abriu as comemorações, realizado no Auditório do Campus do Bom Conselho, esteve presente a primeira diretora do Departamento, a Profa. Dra. Maria Belén Salazar Posso, além da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

Na ocasião, houve também o descerramento de uma placa comemorativa, com os nomes de todos os diretores e diretoras que passaram pelo Departamento.

As palestras, que aconteceram nos períodos da manhã e da noite, contaram com a presença de alguns ex-alunos da Universidade que são atuantes na área da Enfermagem. Nos encontros, foram abordados temas como a trajetória desde o período em que estudavam na UNITAU até os desafios diários da profissão na atualidade, além de apresentar aos estudantes as diferentes áreas de atuação do profissional de Enfermagem.

Entre os ex-alunos que deram palestras estavam a atual chefe técnica de subseção do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São José dos Campos, Roberta Zlocc Wick de Alcântara, que trabalha com a fiscalização do exercício da profissão no Vale do Paraíba, e o tenente da Força Aérea Brasileira do Rio de Janeiro Fábio José de Almeida Guilherme, que também é coordenador do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

A Profa. Ma. Rosemeire Ramos, coordenadora do curso, ressaltou a importância de trazer ex-alunos homens para dar palestra também: “A profissão é, em sua maioria, composta por mulheres, e esses ex-alunos vão mostrar que há um leque de possibilidades para os homens do ramo também”.

Foi realizado também um curso de primeiros socorros, ministrado pelo ex-aluno Sílvio Rogério Vieira, que atuou durante muitos anos em prontos-socorros e, atualmente, trabalha com resgates. Os alunos aprenderam em aulas teóricas e práticas sobre como agir em situações de desmaio, paradas cardíacas e engasgo.

Para encerrar as comemorações, a Profa. Dra. Teresa Célia de Mattos Moraes dos Santos, atual diretora do Departamento, foi homenageada pelo Rotary Club com um certificado, parabenizando os 40 anos do curso e sua relevância para o município e para a região do Vale do Paraíba. A homenagem foi entregue pela presidente e docente aposentada do curso de Serviço Social da UNITAU, Profa. Maria Lúcia Firmino de Carvalho.

 

Bárbara Tolomio

ACOM/UNITAU