A importância de se manter motivado e atualizado

Acadêmico, Professor, Ser melhor

Começamos mais um novo ano. É dada a nós mais uma oportunidade de realizar, de melhorar e de alcançar nossos objetivos.

Aqui, na Universidade, as semanas que antecedem a volta às aulas são dedicadas ao nosso professor. Para os diretores tivemos um workshop de Alta Performance, ministrado pela psicóloga e coach Mariana Marco.

Mariana, que foi nossa aluna de Psicologia, nos colocou para dançar (literalmente) e interagir com nossos colegas, mas também trouxe reflexões sobre aspectos profissionais e pessoais. O que precisamos fazer para alcançar o que queremos ser? O que nos impede? O que nos motiva?

Na semana seguinte, de 4 a 8 de fevereiro, teremos mais uma edição do Profoco. Metodologias ativas, cultura digital e planejamento visual são alguns dos temas que tem como objetivo ajudar o professor a melhorar suas aulas. Outro enfoque será a análise da evasão em cursos de graduação presencial e a distância. A programação pode ser acessada aqui.

Vocês devem ter percebido que as atribuições de aula estão acontecendo mais tarde neste ano. Isso porque identificamos que os novos alunos estão decidindo o ingresso no primeiro semestre de forma tardia, muitas vezes quando as aulas já começaram. Isso implica diretamente em nosso planejamento.

Essa mudança não acontece só em nossa Universidade, mas é um comportamento percebido em diversas instituições de Ensino Superior, como mostra esse artigo do Semesp.

O artigo aponta uma série de hipóteses para essa mudança de comportamento, como o ingresso via ENEM ou o aumento de números de cursos de graduação no país.

A crise no Ensino Superior, que teve início em 2015 e culminou com a queda de financiamentos do FIES, ainda é um obstáculo a ser vencido.

Trazer nossos professores para esse debate e pensar em soluções de forma conjunta é parte do trabalho da Pró-reitoria de Graduação, bem como contribuir com melhores práticas para continuar com o ensino de qualidade que é tradição em nossa UNITAU.

Um excelente 2019 para todos!

Profa. Ma. Angela Popovic Berbare, Pró-reitora de Graduação

Foto: Mayra Salles/ACOM