Alunos de Engenharia retomam projeto Baja

Acadêmico, Aluno, Conhecimento, Destaque, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fora das Salas, Projetos

Os alunos dos cursos de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU) retomaram um projeto antigo dentro da Universidade, o projeto Baja. Ele consiste na criação de um automóvel para competições entre universidades no Estado e nacionalmente.

Sobre o projeto

O Projeto Baja tem como principal finalidade a criação de um automóvel off-road para competições. São 18 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Civil, de todos os semestres. Sob supervisão do Prof. Dr. Fernando Silva de Araújo Porto, a equipe está recolhendo os equipamentos necessários para o funcionamento perfeito do carro, mas já estão bastante avançados. “Estamos com o desenho do projeto feito e, agora, nós vamos fazer a análise estrutural. Os componentes estão chegando, e estamos reaproveitando também alguns componentes do último baja da UNITAU. Alguns componentes importantes não chegaram ainda, e isso acaba atrasando um pouco o processo”, comenta o professor.

Além de ser um projeto muito prático e divertido para os alunos, eles ganham conhecimento muito grande dentro dessa área. “É um crescimento extraordinário, porque, em sala de aula, o conteúdo é apresentado de forma separada. Quando você pega um projeto que faz uma disciplina conversar com a outra, o crescimento é muito grande”, disse.

Como funcionam as competições?

As competições do Baja são divididas em: regional, nacional e mundial. Os cinco primeiros colocados no campeonato regional irão competir no nacional. E os dois primeiros colocados no nacional irão competir no mundial.

Os carros passam por diversos testes, os quais garantem pontos proporcionais para a colocação de cada uma das equipes. Ao final de todos os testes, a equipe que tiver mais pontos é a campeã. “A competição é dividida em partes. Ela tem os testes para ver se o seu carro está apto a competir, que são testes para ver se está tudo certo com o motor, se a estrutura está dentro dos padrões, tem teste de resistência, de aceleração e o teste enduro, que seria o circuito em que os carros disputam competições de atravessar morros com o aclive de 45º, troncos que você tem de atravessá-los, poças de barro, vários obstáculos”, comenta o aluno Caio Manogrosso Piotto, capitão da equipe baja da UNITAU.

A equipe

O Prof. Porto elogia, principalmente, a participação feminina na equipe. “Eu gostaria de destacar as meninas que vêm até aqui. Elas são muito determinadas e não têm medo de ‘sujar a mão de graxa’. Sem elas, a equipe seria muito inferior ao que é hoje”, diz ele. Quatro alunas compõem a equipe.

Um dos integrantes da equipe, Victor Rafael Ribeiro Marioto, coletou dados a respeito da história do projeto Baja. Em um período de seis meses, o aluno entrou em contato com 20 universidades norte-americanas, com o auxílio da Profa. Me. Ana Beatriz Rodrigues Pelógia, e coletou informações sobre o início do projeto. “Não era possível localizar a história completa do Baja desde o início, como tudo se originou, tudo se limitava a um parágrafo que o site do Baja SAE Brasil disponibilizava. Assim, todos os sites das equipes nacionais repetiam o mesmo texto. Decidi buscar como tudo se iniciou”, comenta.

Victor também comenta o quanto saber da história ajuda a equipe no dia a dia de trabalho, destacando, principalmente, o ganho de sintonia e paixão pelo projeto. “Saber da história e que esse foi o primeiro projeto acadêmico físico, ou seja, o pioneiro, nos motiva muito para a realização do projeto”, encerra.

Matheus Corrêa

Foto: Leonardo Oliveira