Avaliação de professores: por que ela é importante?

Acontece, Avaliação de professores, Educação, Institucional, Professor

Duas vezes ao ano, os alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) participam da avalição de professores. O instrumento é importante pois avalia a qualidade de ensino por meio da opinião dos alunos.

A primeira edição acontece entre os dias 2 e 19 de maio.

Qual a metodologia utilizada?

A pesquisa utiliza a metodologia Net Promoter Score (NPS) foi criada em 2003 nos Estados Unidos e tem como objetivo medir a satisfação do público, em nosso caso os alunos, por meio de uma escala de zero a dez.

São três categorias:

0 a 6 – Aluno detrator: está absolutamente insatisfeito com o serviço prestado e não indicaria para ninguém em sua rede de contatos.

7 a 8 – Aluno neutro: consome o serviço por necessidade, não está engajado ou é leal.

9 a 10 – Aluno promotor: está satisfeito com os serviços prestados e indicaria para outras pessoas de sua rede de contatos.

A partir dos resultados obtidos é possível classificar se a Universidade está em uma zona de excelência, de qualidade, de aperfeiçoamento ou crítica.

A metodologia é reconhecida internacionalmente e passou é utilizada pela UNITAU nas últimas avaliações.

Trabalhar o NPS ajuda a identificar os perfis de aluno promotor e o detrator, e atuar com mais eficiência para melhorar a experiência do aluno na Universidade.

“Temos excelentes exemplos de docentes dentro da UNITAU. A avaliação nos ajuda a enxergar isso. Ao mesmo tempo, conseguimos ver onde precisamos melhorar. Vivemos em um momento em que atrair a atenção dos alunos em sala de aula é um grande desafio. Por isso, a necessidade de desenvolver e aplicar as metodologias ativas no ensino”, comenta a Pró-reitora de Graduação Profa. Ma. Angela Popovici Berbare.