Projeto Esporte coletivo com as mãos atua em escolas municipais de Taubaté

Acontece, Comunidade, Destaque, Educação Física, Esportes Coletivos com as Mãos, PAFS, Projetos

O curso de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolve o projeto de extensão Esportes Coletivos com as Mãos (ECM) junto às escolas municipais de Taubaté.

O projeto existe há três anos e é levado a diferentes escolas públicas a cada seis meses. Nesse semestre, a escola escolhida foi a EMEIEF Vereador Judith Mazella Moura com atividades para crianças com faixa etária entre 7 e 10 anos.

Por meio do ECM as crianças têm vivência em esportes praticados com as mãos, como o handebol e a queimada; aprimoram habilidades corporais e sociais; e interagem com adultos, o que os ensina a conviver em grupo e respeitar as diferenças.

“Eles se comportam super bem, porque, só o fato de as crianças saírem do ambiente escolar já é uma festa” comenta            o Prof. Me. Carlos Eduardo César Miné, coordenador do projeto.  As atividades são aplicadas na quadra do campus Bom Conselho todas as sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde.

A participação de bolsistas é fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Eu escolhi trabalhar com crianças porque elas alegram o ambiente. A energia delas contagia qualquer um que esteja em um dia ruim” diz o bolsista Wesley Mendes de Oliveira, aluno do 7º semestre de Educação Física. “A experiência que eu adquiri aqui é muito boa. Estou estou vivenciando na prática o que eu aprendo em teoria na sala de aula” finaliza.

Bárbara Tolomio