Ex-aluna de Arquitetura ministra palestra sobre Geobiologia

Acadêmico, Acontece, Arquitetura, Destaque, Ex-aluno, Palestra

No início de maio, a ex-aluna Rosana Arid, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU), voltou à Instituição para ministrar uma palestra sobre Geobiologia.

A Geobiologia é um campo de pesquisa científica descoberto recentemente, bastante popular em países europeus. Quando aliada à Arquitetura e ao Urbanismo, a Geobiologia ajuda a harmonizar espaço para proporcionar bem-estar para que as pessoas se sintam bem onde vivem.

Formada pela UNITAU em 2002, Rosana, hoje, atua na cidade com escritório próprio de Arquitetura. O convite para ministrar palestra na UNITAU surgiu com o objetivo de ampliar a visão de atuação dos alunos no mercado de trabalho. “Nós vimos nessa palestra a possibilidade de trazer uma ex-aluna que atua em um mercado bem diferenciado e para que o aluno possa ver outras possibilidades de atuação, e não somente na área convencional”, diz a coordenadora do curso, Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarazzo.

Rosana relembra que a escolha pela Arquitetura surgiu ainda na escola, quando sua matéria preferida era Desenho Geométrico. A arquiteta pensou em cursar Serviço Social, ou Psicologia, mas acabou optando pela Arquitetura pelo gosto pelas formas.

A escolha pela UNITAU se deu pela qualidade do curso oferecido em sua cidade. “É uma ótima faculdade. O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU é muito reconhecido no Vale do Paraíba”, comenta Rosane.

Enquanto esteve na Universidade, a arquiteta participou de vários projetos, mas o que mais a marcou foi o “Descobrindo a Matemática”, porque unia Matemática e Geometria. “Todos esses projetos somaram muito na minha carreira profissional. Eles abriram o meu olhar para outras possibilidades dentro da Arquitetura”, comenta.

Por ser detalhista, a arquiteta sempre atuou com o planejamento de interiores. Trabalhou em uma empresa em São Paulo, depois foi para Santa Catarina atuar com dois arquitetos em Santa Catarina e, por fim, voltou para Taubaté e abriu um escritório próprio, onde atende seus clientes atualmente.

Rosane diz que voltar para a Universidade depois de anos formada é muito especial para ela, principalmente por estar trazendo um ramo inovador no mercado, como a Geobiologia. “Poder voltar para o lugar em que eu estudei e trazer uma novidade é muito legal! Eu me coloco no lugar dos estudantes aqui e mostrar esse novo caminho da Arquitetura, que é a Geobiologia, é muito gratificante”, finaliza.

Bárbara Tolomio

ACOM/UNITAU