Projeto de Extensão leva fotografia às crianças na escola

Acadêmico, Acontece, Ciências Biológicas, Extensão, Fora das Salas

A Universidade de Taubaté (UNITAU) oferece diversos Projetos de Extensão em diferentes áreas de atuação. O Prof. Me. Roberto Portella, do curso de Ciências Biológicas, coordena o projeto Mundo Macro em Foco.

O projeto é aplicado em duas escolas de ensino infantil da rede pública de Taubaté, a EMEI Ribas Branco e a EMEI Maria Mirian de Almeida, desde fevereiro deste ano. Crianças entre 4 e 5 anos participam das atividades, que têm como foco a fotografia.

Ao longo dos meses, o professor e as alunas bolsistas do projeto trataram a fotografia sob diferentes perspectivas, como, por exemplo, fotografar a sombra dos colegas de sala e frutas também. “As crianças adoram. No começo foi um pouco difícil para elas se acostumarem com gente nova, mas hoje elas já sabem os dias que o pessoal da UNITAU vem para a escola e ficam muito ansiosas”, comenta a professora Fátima Maria Braga Alves, que dá aula na EMEI Ribas Branco.

O professor Roberto conta que essa é uma oportunidade de os alunos criarem gosto pela fotografia desde cedo e também para eles aprenderem a cuidar do meio ambiente. “Eu fotografo de forma amadora, desde 2010, e achei que seria legal introduzir as crianças na fotografia desde pequenas para desenvolver nelas um olhar diferente do mundo”, disse o professor.

A aluna Eduarda Helena Oliveira dos Santos, do 1º semestre de licenciatura em Biologia, diz que a experiência que ela está adquirindo com o projeto é muito boa e vale a pena. “Na sala de aula, é uma coisa e, na prática, é totalmente diferente, porque, além de passar o conhecimento para as crianças, eu tenho de saber lidar com o jeito delas”, finaliza.

Bárbara Tolomio