Alunos de Fisioterapia promovem atividades a idosos

Acadêmico, Aluno, Extensão, Fisioterapia, Fora das Salas, Institucional

Alunos do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) participam de vários projetos de extensão propostos pela universidade, dentre eles o projeto ‘’Ativa melhor idade’’. Coordenados pela Profa. Ma. Luciana Cristina Steinle Camargo, os estudantes do 2° ao 6° semestres desenvolvem atividades que visam promover qualidade de vida para pessoas acima de 65 anos.

Desde fevereiro deste ano, às quartas-feiras, a paróquia do bairro Marlene Miranda é palco dos encontros de alunos e idosos. Nesses encontros, são realizadas atividades com o intuito de promover o envelhecimento saudável.

Os exercícios não são focados apenas na parte física. Combinados com discursos e a palestras, também auxiliam o lado cognitivo, além de educar o idoso de modo que ele se adapte ao envelhecimento.

“É um bairro afastado do centro e com uma defasagem na atuação de fisioterapeutas. Então, enxergamos a necessidade de auxiliar a população e aproximar a comunidade da Fisioterapia’’, conta a professora.

A docente também projeta atividades físicas para os idosos que serão realizadas no segundo semestre, priorizando o alongamento e o equilíbrio, além de atividades com foco na interação entre os pacientes e os fisioterapeutas.

A atividade para os alunos serve como preparação em futuros atendimentos e auxilia no atendimento à comunidade, sendo vantajosa para os universitários e para a população.

Vinicius Assis