Alunos do Ensino Médio participam de projeto sobre a Mata Atlântica

Acontece, ambiental, Ciências Biológicas, Conhecimento, Destaque, Ex-aluno, Fora das Salas

Alunos de quatro escolas estaduais de Taubaté foram levados para o Parque Trabiju, em Pindamonhangaba, para uma atividade com alunos do curso de Biologia, da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Os estudantes contribuíram com o projeto de mestrado da ex-aluna da Universidade, Bianca Carolina Rossi, formada em Biologia em 2017. Com o auxílio do Prof. Dr. Júlio César Voltolini, professor do Departamento de Ciências Biológicas, e de alunos voluntários do curso de licenciatura em Biologia, eles caminharam em duas trilhas diferentes e observaram as diferenças de vegetação, do clima e dos animais presentes. Além disso, os estudantes também notaram os impactos do ser humano em uma floresta.

O projeto de mestrado da Bianca é sobre o Ensino de Ciências, que faz parte dos Projetos Educacionais de Ciências na Universidade de São Paulo (USP), de Lorena. “A ideia é ensinar Ecologia, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, que é uma metodologia na qual o aluno é o protagonista e o professor é o mediador”, disse ela.

A atividade no parque faz parte da etapa na qual os alunos conhecem um bioma na sua forma natural, que, no caso, é a Mata Atlântica. O motivo que levou a bióloga a aplicar a proposta em escolas diferentes é a comparação do nível de observação dos alunos de escolas da região urbana e de escolas da região rural. “Durante a atividade, também quero mostrar para as alunas da Licenciatura que também é possível dar uma boa aula fora da sala e da escola”, comenta.

Uma dessas alunas é Gabriela Nani, do 1º semestre de Biologia. Ela conta que gosta bastante de participar do projeto, principalmente por estar ligado à parte de botânica. “Eu achei interessante pelo falo de trazer o Ensino Médio e crianças para incentivá-las a gostar da natureza também”, ressalta. Gabriela também diz que a experiência adquirida no projeto é muito importante para a carreira no futuro.

Bárbara Tolomio

ACOM UNITAU