UNITAU participa da Semana mundial de aleitamento materno

Acontece, Conhecimento, Cultura, Enfermagem, Eventos, Fora das Salas, Nutrição

Do dia 1º ao dia 7 de agosto, ocorre a Semana mundial de aleitamento materno (SMAM) e docentes dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) contribuirão com as discussões por meio da participação em palestras e mesas redondas.

Além da UNITAU, as atividades da SMAM terão a colaboração e a participação do Banco de leite humano, da Casa da criança, do SESC, da Liga de Gestantes de Taubaté e o grupo de doulas ‘’Do ventre ao peito’’. Confira mais detalhes sobre a programação aqui.

 

Empoderar mães e pais e favorecer a amamentação

Instituída pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) no ano de 1992, a semana discute diferentes temas relacionados ao aleitamento materno e neste ano, o tema será “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro’’ e contará com mais de 170 países como participantes da Semana.

 

Importância do aleitamento materno

A UNITAU será palco de atividades que visam salientar a importância do aleitamento materno. Professores dos cursos de Nutrição e de Enfermagem participarão das mesas de debates e informações sobre o aleitamento. “A amamentação é fundamental tanto na esfera social quanto na formação biológica na criação do indivíduo, pois desenvolve a criança e também cria o laço afetivo com a mãe’’, comenta a Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar, do Departamento de Nutrição da UNITAU.

As atividades da SMAM são gratuitas e abertas ao público, com foco para as mães lactantes e gestantes, além de seus acompanhantes.

“É importante discutirmos para esclarecer dúvidas, além de apoiar e quebrar o tabu que ainda é a amamentação”, completa a profa. Fabíola que participará do cine-debate sobre o filme Tiger.

 

Vinicius Assis

ACOM/UNITAU