PAIE retoma as atividades para o segundo semestre

Acadêmico, Acontece, Aperfeiçoamento, Destaque

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) deu início às atividades para o segundo semestre, nesta segunda-feira, dia 12. A tarde foi marcada pela palestra com a Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, do Departamento de Ciências Sociais e Letras e Departamento de Serviço Social  da Universidade de Taubaté (UNITAU), com o tema ‘’Retratos da memória: olhares sobre meu lugar na História’’ e contou ainda com a apresentação dos cursos e oficinas que serão oferecidos no segundo semestre, além de um café especial.

Trabalhando com textos e fotos, a docente levou momentos de reflexão, relacionando desde a família até a cidade natal dos participantes. ‘’Essa palestra geralmente emociona um pouco quem participa, já que envolve as recordações de tempos passados”, afirma a professora Rachel Abdala, que também atuou no PAIE, oferecendo oficinas sobre a história da cidade de Taubaté.

O PAIE desenvolve diversas atividades que visam auxiliar as pessoas para um envelhecimento saudável. Dança, pintura em tela, yoga, inglês, oficina de nutrição, de literatura e outras ações estão na agenda do Programa para o semestre. ‘’Aqui desenvolvo atividades com gente da minha idade, faço amizades e aprendo muita coisa bacana”, conta Maria Inês Soares, que participa do Programa há três anos.

A coordenadora do Programa, Profa. Ma. Eliana Fátima de Almeida Nascimento, do Departamento de Nutrição e Enfermagem da UNITAU, projeta novidades. ‘’Quero também levar os alunos do PAIE para desbravar as comunidades da cidade, levar o conhecimento que eles adquirem aqui para além dos muros da Universidade. ’’

O PAIE oferece diversos cursos e oficinas para pessoas a partir dos 50 anos, a maioria deles é gratuito e com horários flexíveis. Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria do programa, localizado no Campus do Bom Conselho, na Avenida Tiradentes, 500, em Taubaté.

Vinicius Assis

Foto: Leonardo Oliveira