Professores da Unitau participam do Programa de Formação Continuada

UNITAU realiza formação sobre metodologias ativas

Acontece, Aperfeiçoamento, Conhecimento, Destaque, EAD, Educação, Institucional, Professor, Profoco, Somos UNITAU

Nesta segunda-feira, 12, os docentes da Universidade de Taubaté (UNITAU) e instituições convidadas participaram do Programa de Formação Continuada (Profoco) no prédio da UNITAU Digital.

Conhecimento

Os professores participaram de uma palestra e de um workshop com o tema “Transformando a educação com metodologias ativas e modelos híbridos”. O encontro foi ministrado pelo Prof. Dr. José Manuel Moran, educador, conferencista e mentor de projetos de transformação da educação básica e superior.

“Metodologia ativa é um conjunto de caminhos que auxiliam no envolvimento de alunos e professores. Tornando a orientação melhor. É importante para manter-se atualizado nas questões do ensino, então o professor precisa entender essas metodologias e aplica-las dentro de sala de aula”, explica o Prof. José Moran.

A atividade contou com a presença da Profa. Ma. Ângela Popovic Berbare, Pró-reitora de Graduação, da Profa. Dra. Máyra Cecília Dellú, Pró-Reitora Estudantil e da Profa. Dra. Patrícia Ortiz Monteiro, Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviço da UNITAU e Coordenadora do EAD UNITAU.

“Um dos objetivos principais desta gestão é a qualidade de ensino e a inovação faz parte. Então, o espaço da UNITAU Digital e a presença do Prof. José Moran mostram a nossa preocupação com a formação dos professores para trabalhar nas metodologias ativas nas salas de aula”, conta a Profa. Ângela Popovic Berbare.

Na parte da manhã, diversos professores da UNITAU participaram da palestra que contou com um momento de interação no qual o palestrante abriu espaço para sanar dúvidas sobre a educação. No período da tarde, o Prof. Dr. José Manuel Moran apresentou um workshop para mostrar a prática das novas metodologias.

“Foi importante ver modelos que já estão em aplicação e verificar o que é viável para cada curso. A integralidade entre os professores também é relevante para que essa aplicação se concretize”, finaliza Profa. Esp. Aline Linz Faria do Departamento de Enfermagem e Nutrição.

Nathália Sobral

ACOM/UNITAU

Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM