Alunos da UNITAU participam do III InterBAJA

Acadêmico, Acontece, Destaque, Engenharia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Eventos, Fora das Salas

Os alunos de Engenharia  Mecânica e Engenharia Civil da Universidade de Taubaté (UNITAU) que fazem parte do Projeto Baja participaram do III InterBAJA da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Londrina.

O InterBAJA tem o intuito de desafiar os estudantes de engenharia a construírem um veículo off road, trabalhando desde o desenvolvimento, fabricação e o teste em corridas.

 

A competição

A primeira etapa da competição foi a avaliação de ergonomia e segurança do veículo. “Foi uma avaliação bem rígida com juízes atuantes em competições nacionais, mas tivemos um bom feedback”, comenta o capitão da equipe da UNITAU, Caio Manograsso Piotto, do 8º semestre Engenharia Mecânica. “Aprendemos bastante com as dicas deles para nossa próxima competição”.

A segunda etapa foi o teste de frenagem, onde o carro deveria atingir uma velocidade alta e depois frear completamente em um pequeno espaço cercado por cones. Também houve o teste de tração, em que os carros ficavam interligados por um cabo de aço e o objetivo era ver quem conseguiria tracionar melhor o veículo até conseguir passar as quatro rodas do carro adversário do ponto central da pista.

Por fim, a prova final, chamada de enduro, consiste em uma corrida onde os carros têm que completar o máximo de voltas que conseguirem em quatro horas.

A equipe da UNITAU ficou em 4ºlugar na colocação no geral e os integrantes ficaram muito satisfeitos. “Os alunos ficaram bem agitados pela rotina da competição, mas ver o pessoal com a mão na massa me deixou muito feliz”, diz Caio. “Foi nossa primeira competição e saímos de lá com uma boa reputação”.

 

Próxima etapa

Agora, os integrantes da equipe planejam participar de outras competições do projeto Baja pela SAE Brasil, como regionais e o campeonato nacional no ano que vem. “Ano que vem vamos entrar no nacional como uma equipe novata, então participamos dessa competição em Londrina para aprendermos mais sobre o ritmo de competição”, comenta o capitão.

Para os campeonatos de 2020, a equipe vai focar na construção de um carro novo. “Conhecemos algumas equipes que participam da principal competição da SAE aqui no Brasil e trocamos conhecimentos e dicas para nos prepararmos para o ano que vem”, finaliza Caio.

 

Bárbara Tolomio

ACOM/UNITAU