Professores da UNITAU participam de Fórum sobre Matriz Curricular

Acontece, Aperfeiçoamento, Arquitetura, Conhecimento, Destaque, Eventos, Professor

No mês de setembro, os professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram de um Fórum que discutiu a renovação das matrizes curriculares.

O encontro foi ministrado pela Profa. Dra. Liziane Peres Mangili, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Troca de experiências

A palestra aconteceu no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU. Liziane apresentou os diferentes modelos de grades curriculares que podem ser disponibilizadas para os alunos e mostrou a aplicação na prática.

“Como a sociedade está em mudanças a todo o tempo, nós temos que nos adaptar. Agora, com essas novas tecnologias e programas, temos de estar sempre discutindo para adequar o ensino”, ressalta a Profa. Liziane Mangili.

Durante o encontro, os professores puderam tirar dúvidas em relação às práticas de ensino, trocar conhecimentos e analisar novos possíveis métodos de ensino/aprendizagem.

“Acredito muito na construção coletiva, como algo que possa traduzir os anseios de quem vai aprender e de quem vai ensinar. Tentar entender outros projetos ajuda a construir coletivamente essa visão. O Fórum é rico nesse sentido de troca das nossas vivências”, explica a Profa. Ma. Anne Matarazzo, coordenadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU.

Escolha das disciplinas

Um dos assuntos de maior relevância do Fórum foi o modelo de grade curricular que permite aos estudantes a escolha das disciplinas, fazendo com que as turmas sejam complementadas por alunos de diferentes períodos e melhorando a integração entre eles.

“Quando o aluno tem a liberdade de escolha sobre o que quer aprender, consegue fazer os links com o cotidiano. Claro que é uma liberdade acompanhada pelos professores e cumpre as exigências do MEC. Mas esse método exige muito do aluno e torna a formação mais proveitosa”, conclui Liziane.

Nathália Sobral

Foto: Leonardo Oliveira/ACOM