Ex-aluna de Jornalismo tem artigo na final do Prêmio SBD Imprensa

Artigo, Comunicação Social, Conhecimento, Destaque, Ex-aluno, Jornalismo, Somos UNITAU, Venha para UNITAU

A ex-aluna Letícia Martins, do curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté (UNITAU),  chegou como uma dos três finalistas do Prêmio SBD Imprensa, promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A reportagem “Socorro, a glicemia caiu: a queda de açúcar no sangue provoca sintomas como visão embaçada, fraqueza, tontura e desmaio” foi publicada na 15ª edição da revista Momento Diabetes. Sua reportagem ficou em 2º lugar durante o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Diabetes que ocorreu no dia 18 de outubro, em Natal.

 

Revista Momento Diabetes

Letícia Martins se formou em 2007, sempre com interesse em assuntos ligados à produção de Jornalismo impresso. “Lembro-me da aula sobre diagramação, revista e identidade visual. Aquele dia reforçou meu sonho de escrever, até perdi o horário e a carona de volta para casa”, conta.

Depois de muitos planejamentos e pesquisas, em 2016, a ex-aluna teve a oportunidade de criar sua própria revista Momento Diabetes, junto de sua amiga, também jornalista, Bianca Fiori. “Percebi que havia uma oportunidade de trabalho: gerar conteúdo de qualidade para pessoas que têm uma doença crônica (diabetes) e precisam de informação para saber como controlar a glicemia corretamente”. Hoje, com quase quatro anos de empresa, a Momento Diabetes está em fase de ampliação: a revista impressa contabiliza 10 mil exemplares, além de estar disponível online, a loja virtual conta com mais de 20 produtos; nas redes sociais, o perfil já alcançou mais de 30 mil seguidores, além de participar de dois eventos renomados.

 

Prêmio SBD Imprensa

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) abriu inscrições para a sétima edição do prêmio e Letícia não pensou duas vezes antes de se inscrever. “Nunca havíamos nos candidatado e, desta vez, coloquei no meu planejamento anual que queria concorrer a um prêmio”, conta a jornalista, que afirma ser essa uma experiência maravilhosa. “Tenho certeza que isso nos ajudará profissionalmente porque é um grande reconhecimento. A escolha das matérias finalistas foi feita por uma equipe médica, autoridade no assunto diabetes e saber que seu texto está entre os três melhores do Brasil é muito bom”.

O artigo da ex-aluna está concorrendo com outros dois grandes veículos reconhecidos: Folha de S. Paulo e a revista Viva Saúde.

 

Dificuldades no caminho

            Toda carreira enfrenta dificuldades e isso não é segredo para ninguém, mas Letícia não deixou se abalar quando a situação estava difícil. “Dizem que, na lei da evolução, não são os mais fortes que sobrevivem, e, sim, os mais flexíveis. Então sempre tive de ter mais de um trabalho para poder dar conta do recado”, conta.

E a ex-estudante teve de se adaptar. Abriu uma microempresa individual (MEI), mas continuava trabalhando como jornalista contratada. Em 2014, sua vida profissional mudou: ela assumiu a condição de empresária. Sua antiga editora virou cliente, foi atrás de novos contratos, fez cursos, se especializou e, em 2016, criou a Momento Diabetes.

 

Dicas para os alunos

“Estudar é fundamental. Quem tem oportunidade de fazer um curso superior certamente amplia os horizontes e a própria formação”, expõe.

De acordo com sua carreira e com a trajetória para chegar onde está, Letícia finaliza sua fala, deixando dicas para incentivar os alunos. “Minha sugestão é planejar. Coloquem metas na vida de vocês e corram atrás delas. Eu sei que é ruim não conseguir atingir as metas, mas pensem que é uma delícia atingi-las. Quanto mais vocês se esforçam, quanto mais se mexem, se relacionam, se especializam e correm atrás, mais as chances de dar certo aumentam. Temos que ser tubarões nesse mar de desafios. Mas vale a pena. E muito!”

 

Raíssa Santos

ACOM/ UNITAU

 

Foto: Arquivo pessoal da ex-aluna