Ligas de Pediatria e Oncologia promovem encontro sobre Oncopediatria

Destaque, Sem categoria

O auditório do Campus do Bom Conselho da Universidade de Taubaté (UNITAU) ficou cheio no sábado, 6. A primeira edição do Encontro de Oncopediatria reuniu alunos do curso de Medicina, professores e ex-alunos da Universidade que hoje são médicos atuantes no Vale do Paraíba e em outras regiões.

As palestras foram ministradas por convidados que são referência em assuntos como as bases oncológicas, a leucemia, os linfomas e a epidemiologia do câncer pediátrico.

O evento contou com a presença do Prof. Dr. Luiz Fernando Lopes, diretor do Hospital de Câncer de Barretos, formado na 11ª turma de Medicina da UNITAU. “Gostoso ver as carinhas novas querendo aprender e você nunca sabe em uma platéia dessas quem irá escolher a oncopediatria lá na frente. A verdade é que a gente precisa formar pediatras oncológicos na quantidade necessária para o futuro, e de repente em um encontro assim você consegue despertar interesse de alguns alunos“, afirmou.

O Grupo de Assistência à Criança co Câncer (GAAC), mantenedor do Centro de Tratamento Fabiana de Moraes, em São José dos Campos, levou palestrantes que falaram sobre o câncer infanto-juvenil e sobre os trabalhos realizados pela institução. “Esse evento é essencial. Por incrível que pareça tem muitos alunos que não sabem que temos esse centro de tratamento em São José. Em números de casos novos por ano, somos o 7º do Brasil. É muito importante divulgar e explicar que nossa região tem esse centro e que atinge índices de cura iguais aos maiores centros de referencia do país”, afirmou Rosemary Sanz, presidente do GAAC.

O curso de residência em Pediatria da Universidade de Taubaté tem um módulo no qual os residentes passam um período no GAAC. Já passaram 12 residentes por este estágio nos últimos três anos.

*Fotografia: Mayra Salles