Pesquisas da área de exatas são apresentadas no primeiro dia do CICTED

Acontece, Aluno, CICTED, Conhecimento, Destaque

A sexta edição do Congresso Internacional de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) realizado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) teve início na quarta-feira, 20, com atividades voltadas para a área de Exatas.

A abertura do maior congresso científico da região do Vale do Paraíba contou a palestra de abertura do Prof. Me. Júlio César Graves sobre “A Linguagem Universal: Uma breve reflexão sobre a didática”, que abordou o tema desta edição do congresso que é: “A Matemática está em tudo”.

Outras palestras também fizeram parte desta primeira noite de evento e reuniu os assuntos que são destaques no momento entre as áreas de conhecimento voltadas para o campo de exatas. O empreendedorismo e a inovação foram temas discutidos nos debates e apontados como um incentivo aos estudantes.

Os painéis apresentados pelos alunos desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas ao longo do curso. Em muitas delas, o ponto de partida é um problema e o trabalho científico busca sugerir soluções ou propor melhorias. “A minha pesquisa se baseia em um software que auxilia o professor em sala de aula, para atender as necessidades de cada aluno individualmente, melhorando assim o desempenho na educação”, explica a aluna de Engenharia da Computação, Vanessa Silver.

Para o Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, ter 1.400 trabalhos aprovados para apresentação nos três dias de evento é uma conquista para a comunidade acadêmica. “A pesquisa é muito importante pois reforça nossa missão enquanto Universidade. Ela reflete o empenho dos professores em estimular nossos alunos a desenvolverem a percepção e o gosto pela ciência”, afirma.

O CICTED segue até sábado, 23. As atividades acontecem no Campus da JUTA.

Rafaela Pereira

Foto: Leonardo Oliveira e Guilherme Morgado ACOM/UNITAU