Alunos e professores da Universidade oferecem atendimento a romeiros

Destaque, Enfermagem, Eventos, Fisioterapia, Saúde

Entre os dias 09 e 12 de outubro, alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram atendimento aos romeiros em Taubaté e no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

O objetivo da ação era dar um suporte às pessoas que estavam a caminho de Aparecida e oferecer cuidados em relação à dor, a ferimentos e a cansaço. Mais de 500 romeiros foram atendidos.

A equipe de Enfermagem prestou auxílio àqueles que estavam a caminho de Aparecida. Com posto de atendimento em Taubaté, os alunos aferiram pressão, fizeram curativos e aplicação de laser para amenizar as dores.

A equipe de Fisioterapia se deslocou até Aparecida e realizou o atendimento em várias tendas, nas quais os alunos e os professores focaram a atenção na recuperação muscular e no alívio de dores articulares. “Os atendimentos, em geral, são voltados às questões imediatas, diferentemente do trabalho que os alunos fazem nas clínicas e hospitais, que fazem parte de um tratamento”, conta a Profa. Dra. Alex Sandra Cerqueira do curso de Fisioterapia da UNITAU.

A atividade foi uma oportunidade para que os graduandos vivenciassem situações novas, diferentes do ambiente hospitalar, ao qual estão acostumados. “Muitos alunos relataram que a experiência aqui em Aparecida foi muito rica, devido à quantidade de atividades novas que eles realizaram aqui”, afirma a Profa. Dra. Vânia Giaretta do curso de Enfermagem da UNITAU.

Para os estudantes, a experiência vai além da parte acadêmica. “Conhecemos pessoas de muito longe, ouvimos suas histórias e entramos em contato com sua humanidade, não só com a parte clínica”, relata Chaeny Dias, aluna do 8º semestre do curso de Fisioterapia.  “Fiquei muito emocionada em poder ajudar as pessoas, porque é uma caminhada difícil”, finaliza Priscila Santos, estudante do 4º semestre do curso de Enfermagem.

Heloisa Costa

*Foto: Lucas Azevedo ACOM/UNITAU